Como as franquias da Sega estão se saindo? Parte 1/3

Todos sabem que a 8 anos a Sega abandonou a produção de Hardwares para se dedicar a fazer jogos. Até ai tudo bem, mas se nós pararmos para pensar melhor, e as suas franquias? Como elas continuaram? Quais foram esquecidas? e revividas? Nesses quase 70 anos de história muita coisa mudou, novas franquias surgiram, outras continuam firme e forte, e você saberá aqui: como as franquias da Sega estão se saindo?


Alex Kidd

Que tal começar bem? Que tal começar falando de Alex Kidd?. Uma franquia que surgiu em 1986 para tentar superar o Mário(Que Mário?), o mascote da Nintendo.
Alex Kidd in Miracle World foi lançado em 1986 para o Sega Master System. Alex Kidd se tornara mascote da Sega. Mesmo assim, o Master System não obteve muito sucesso no Japão, apesar disso, Alex Kidd in Miracle World é uma das séries mais conhecidas do Alex Kidd. Pobre Alex, durou apenas 5 aninhos. O último jogo da série foi lançado em 1990, para o Mega Drive, alguns meses antes do lançamento de Sonic, que viria para se tornar o mais novo mascote da Sega. Alex ainda apareceu em Segagaga, jogo de Dreamcast lançado em 2001, como também apareceu em Sega Superstar Tennis e também foi confirmado que Alex Kidd também aparecerá, mais orelhudo do que nunca, em Sonic & Sega All-Star Racing. Apesar de desde 1990 nenhum jogo da série Alex Kidd ter sido lançado, é bom ver que a Sega não o esqueceu.


Sonic

Por falar em Sonic... Quem não se lembra da musiquinha da Green Hill Zone? Épica. Sonic the Hedgehog foi projetado em 1990 e lançado em 1991 para Mega Drive, com o intúito de substituir Alex Kidd, que não estava dando conta do recado. A mais bem-sucedida franquia da Sega está mais ativa do que nunca. Apesar do seu declínio em 2001, a Sega continuou fazendo seus jogos de Sonic para outras plataformas, ainda que, pela critica, os jogos eram todos de medíocres para ruins. Apesar disso, não dá para se negar que a Sega tenta levantar a franquia, e parece que está conseguindo. O jogo mais vendido de Sonic foi Sonic the Hedgehog 2, que chegou a vender 6,03 milhões de unidades aproximadamente. Apesar disso, o jogo mais vendido com Sonic é Mario & Sonic at the Olympic Games, com mais de 7,21 milhões de unidades vendidas no Nintendo Wii e mais de 4,1 milhões de unidades no Nintendo DS, somando mais de 11,22 milhões de unidades vendidas .
Sonic entrou para o Livro dos Records Gamer's Edition como o "Jogo mais vendido para consoles da Sega" com Sonic the Hedgehog 2, "Personágem de Video-Game mais rápido" e como a "Coleção mais vendida de jogos clássicos", a coleção é a Sonic Mega Collection, lançada em 2002 para Game Cube e em 2004 para Playstation 2, Xbox e PC, a coleção vendeu mais de 4,3 milhões de unidades.
Os últimos jogos de Sonic lançados foram Sonic Unleashed e Sonic and the Black Knight, sendo que o Sonic and the Black Knight vendeu pouquissimas unidades e as criticas em cima do jogo foram fortes. Já Sonic Unleashed está tendo um sucesso razoável, o jogo já vendeu mais de 2,4 milhões de unidades somando todas as suas versões, a versão que mais vendeu foi a de Wii, com mais de 1,13 milhões de unidades.
Atualmente existe um projeto de um novo jogo de Sonic, denominado Project Needlemouse, o jogo voltará(realmente) as raízes dos jogos 2D de Sonic, porém em alta definição. É esperar para ver no que vai dar.


Phantasy Star

Um RPG em turnos, que se transformou em um Action-RPG. Quem diria, Phantasy Star foi uma das franquias que revolucionou, em certos aspectos, o mundo dos jogos 2 vezes. O primeiro Phantasy Star foi lançado em 1987 no Japão, sendo um dos primeiros jogos a incluir bateria para salvar o jogo, a versão japonêsa de Phantasy Star também vinha com som FM, uma qualidade consideravelmente alta para a época, sem contar os labirintos, em que o jogo mudava para 1ª pessoa, naquela época considerado 3D. A franquia Phantasy Star ainda recebeu 3 continuações e alguns spin-offs até chegar ao Dreamcast, onde a coisa ficou totalmente diferente: O que era um RPG em turnos passou a virar um MMORPG, um Action-RPG para ser mais específico. E aí veio mais revolução,. Phantasy Star Online foi o pioneiro nos jogos online para consoles, até então nunca vistos, ou bem mal aproveitados. Além disso, alguns meses após o jogo ser lançado no Dreamcast, Phantasy Star Online apareceu como MMORPG para Windows, não está surpreso? Eu também não ficaria se não soubesse que Phantasy Star Online acabara de se tornar um jogo online multi-plataforma! Encontrar pessoas ao redor do mundo jogando não só apartir do Dreamcast, mas também apartir do Windows. Depois do PSO, ainda vinheram outros "episódios" para o GameCube, da Nintendo e o Xbox, da Microsoft. Depois de algum tempo, a série "Online" foi deixada um pouco de lado, fazendo a Sega e a Sonic Team se focarem na nova série, a "Universe", onde vinheram os títulos Phantasy Star Universe, Phantasy Star Universe: Ambition of the Illuminus para Playstation 2, Phantasy Star Portable para PSP, chegando a vender quase 0,80 milhões de unidades e o mais recente anúncio da série "Universe", Phantasy Star Portable 2, também para PSP. A Série "Online" voltou com Phantasy Star Zero, para Nintendo DS, que foi lançado no Japão em Dezembro de 2008, não chegando ao numero de vendas de Phantasy Star Portable no Japão. Phantasy Star Zero está marcado para ser lançado dia 12 de Novembro nas Américas, espero que as vendas do Zero possam se comparar a do Portable.

A continuação da matéria "Como as franquias da Sega estão se saindo?" será publicada brevemente, fique de olho.


1 comentários:

Masato Huehara disse...

Sega é uma marca muito forte mesmo, seja pelos consoles que lançou, ou pelas franquias ainda vivas.
Parabens, esperando a próxima parte!