A história da Sega - Escrito pela IGN - Parte 2/10

Indo para casa

A medida em que a enorme queda da Atari teve impacto diretamente as vendas de outros setores da indústria do jogo é discutível, e certamente assustou os investidores. O "crash de 1983" tornou-se uma fábula da idade das trevas para o mundo dos video-games, mas para o mercado japonês, o susto veio no início de 1982, quando as vendas dos Arcades deram um recesso. Contra a queda voltada ao mercado Norte Americano, as duas gigantes criadoras de Arcade, a SEGA e a NINTENDO, se voltam ao mercado de consoles como a proxima fronteira. A rivalidade entre as duas permaneceria por mais duas décadas.

O mercado de console japonês estava "afundando", sem um verdadeiro hit de consoles feito o Atari nos Estados Unidos, porém as duas gigantes do Arcade mostraram suas mudanças(Do arcade, para os consoles caseiros) simultaneamente. Elas lançaram seus primeiros consoles na sexta feira de 15 de julho de 1983. A Nintendo lançou o Family Sistem(Famicom no Japão, NES no Estados Unidos) e a SEGA lançou o SG-1000. O console da SEGA custava 15000 Yenes, e o Famicon custava apenas 200 Yenes a menos, os dois custavam $130 dólares (atualmente).
Econômico por qualquer medida.



Nós não temos que dizer quem foi o vencedor dessa batalha. O hardware do SG-1000 não mostrou nenhumas da capacidade da SEGA trazida de seus jogos de Arcade e, ao invés disso, usou as peças recém-disponíveis, deixando-o igual ao velho ColecoVision e aos computadores MSX. O console da Nintendo tinha sprites multicoloridos e o mais importante, o hardware scrolling, que abriu o mundo para os jogadores, fazendo com que os jogos de Arcade com um unico ecrã fossem "coisa do passado". Embora muitos não percebem que, no momento, a transição para os gráficos laterais poderia provar que seria crucial para os gráficos 3D muitos anos mais tarde.

Com a mídia assustando todo mundo, fazendo acreditar que os video-games estavam fora de moda, e uma queda no mercado de Arcade começou antes do "Crash de 82", a Gulf + Western teve um "ataque de remorso" e ofereceu a David Rosen a possibilidade dele readquirir a empresa que ele ajudou a fundar. Os US $ 38 milhões dólares era um preço pesado para Rosen pagar sozinho, mas a empresa tinha ganho US $ 214 milhões em 1983, e Rosen sabia que tinha um futuro, independentemente das atuais tendências da indústria. Ele e seus parceiros estavam atrás de uma nova empresa, mas foram incapazes de encontrar uma. Rosen e Nakayama então, montaram um grupo de apoio, incluindo um grupo chamado CSK Holdings, liderado por Isao Okawa.
Nakayama foi nomeado CEO da nova companhia, Rosen serviu no seu escritorio em Los Angeles, visando tratar de assuntos como a exportação de produtos.

Rosen e Nakawama tinham um espirito de equipe único. A amizade e a rivalidade deles servia para guiar a companhia pelos seus melhores anos. Rosen era uma pessoa quieta, um homem contemplável que arquitetaria a empresa, enquanto Nakayama foi destemido, apaixonado e implacável. Os dois sabiam ser competitivos, desde que seus objetivos fossem os mesmos, e eles tinham um grande respeito por cada um dos membros de suas equipes.

Com o mercado Américano e Europeu crescendo com os computadores domésticos, como o Commodore 64 e o ZX Spectrum para jogos, a SEGA tentou "entrar na onda" com o SG-1000 Mark II e o SC-3000, adicionando um teclado e a compatibilidade com os jogos já existentes. A estratégia não deu muito certo fora da Nova Zelândia e de Taiwan, e a plataforma estagnou em seu país de origem.


O SG-1000 não obteve muito sucesso em termos de venda, mas serviu de experiencia para a companhia. A SEGA criou uma nova divisão, a R&D, e uma das mentes mais criativas da empresa começou a trabalhar com o SG-1000. Yu Suzuki fez seu primeiro jogo, Champion Boxing, e o criador de Sonic, Yuji Naka criou o Girl's Garden, para o console sem poder.
Apesar de parecer um ColecoVision com mais RAM, os programadores da SEGA foram capazes de empurrar o hardware para fazer alguns impressionantes proezas. Jogos como Orguss e Doki Doki Penguin Land com puzzles complexos, parecia muito para além da última geração de consoles. Houve até uma surpreendente e boa conversão do jogo 3D de tiro para Arcade, Zoom 909 (Buck Rogers).


Com o SG-1000, a SEGA construiu uma infraestrutura que sustentaria ela no futuro, no mercado de consoles caseiros. Não importava tanto se o sistema em si não fez ondas, mas a SEGA tinha ganhado algo muito mais valioso do que um bom ano contra a Nintendo.


0 comentários: