Review: Sonic Adventure



Sonic Adventure marcou a estréia da série principal de "Sonic" em 3D no Dreamcast. Em 1998 nascia um novo jogo no horizonte nipônico, mais tarde, em 1999, todos nós podemos apreciar este belo jogo, ainda aclamado por muitos.Em 2003 o jogo foi convertido para GameCube e para PC, apesar do melhoramento nos gráficos, a câmera estava pior que na versão original.

Por conta da transição de 2D para 3D, o visual dos personagens mudou um pouco, tornando eles mais "hardcore". No total são 6 personagens jogaveis, são eles: Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Big e E-102 Gamma, ainda sendo possível jogar com Super Sonic. O jogo também conta com 11 Action Stages, 3 Adventure Fields, 14 chefes e mais 5 tipos diferentes de mini-games, fora a estréia dos Chaos, onde você pode criá-los, alimentalos e dar a eles aqueles famosos animaizinhos que saiam dos corpos dos badniks(os inimigos)

História:
*A cidade Station Square é ameaçada por uma besta, o Chaos, que se alimenta das esmeraldas do caos, e cada uma o torna maior e mais perigoso. O Dr. Eggman, sabendo disso, vai em busca das 7 esmeraldas para destruir, com a ajuda de Chaos, a Station Square e construir em suas ruinas, a Robotnikland. Cabe aos heróis do jogo, que são as personagens jogáveis, conseguir as esmeraldas antes do cientista do mal.

No início só é possível jogar com o Sonic, mas à medida que o jogo vai avançando, os outros personagens aparecem na história, e torna-se possível jogar com eles. Cada um dos personagens tem uma missão e um final diferente. O Sonic e o Tails, tentam conseguir as esmeraldas do Caos, procurando-as pela Station Square e a Mystic Ruins, que é a zona de floresta do jogo. Knuckles tenta recuperar os vários pedaços em que a Master Emerald se partiu, por causa de Chaos, fazendo a ilha flutuante (Angel Island) cair no oceano.

Amy tenta fugir de um robô do Robotnik, o ZERO (aka. E-100 Alpha); e ajudar um passarinho, que se tornou seu amigo, a encontrar sua família. Big é um gato que gosta de pescar, e tenta encontrar seu amigo Froggy, um sapo. Finalmente, o E-102 é um robô do Eggman, que se torna bom e tem como missão "libertar" seus robôs irmãos.

E-102 Gamma era da família do passarinho que a Amy estava ajudando. Este último passarinho e o Froggy, são importantes no jogo pois ambos engoliram uma esmeralda do caos.

Houve ainda uma história paralela relatando uma civilização, a dos Equidnas, que queria as esmeraldas por causa do seu poder. Tikal, a filha de Pachacamac, líder equidna, tentou impedir. Contudo, foi em vão. Pachacamac ordenou seus soldados avançarem até as Chaos Emeralds, ignorando Tikal e os chaos no caminho (e ferindo-os gravemente). Isso causou a fúria de Chaos, que surgiu diante de Pachacamac e seus soldados, e usando o poder das Chaos Emeralds, se transformou em Perfect Chaos, destruindo a civilização equidna. Tikal ao recuperar a consciência, usou a Master Emerald para selar Chaos dentro da Master Emerald, mas foi selada junto com ele. O Chaos, que anteriormente havia destruído a civilização dos Equidnas quase na sua totalidade (restando somente as suas ruínas e alguns sobreviventes), depois de tomar a sétima esmeralda, se tranforma no Perfect Chaos, e ai... vocês terão que jogar para descubrir o resto!

*Retirado da Wikipedia

Gráficos:

Por ter sido um dos primeiros jogos de Dreamcast, Sonic Adventure não é tão bom graficamente, porém não é ruim. Os personagens, apesar de bem modelados, ainda tem algumas falhas, a boca deles, nas cut-scenes se mexem um pouco bruscamente, alguns bugs na câmera estão presentes, mas quase não dá para se notar. Apesar disso, o jogo tem sua parte gráfica boa, como por exemplo, o design dos personágens, que estão bem modelados, os cenários estão bem feitos , velocidade alucinante e sem perda de frames, deixando o jogo mais liso e divertido de se jogar.

Som:

O Crush 40 fez um ótimo trabalho com "It doesn't matter", musica tema de Sonic, sem contar com Open Your Heart que pode ser ouvida quando... hum, é melhor deixar isso em segredo.
As musicas dos Action Stages são bem elaboradas, seguindo um ritmo para cada tipo de Action Stage e/ou personagem.
A dublagem está otima, apesar dos movimentos labiais dos personagens serem um pouco exagerados, talvez por ser o primeiro jogo de Sonic dublado.


Jogabilidade:

É difícil descrever o tanto quanto deve ser dificil transformar um simples jogo de plataforma 2D em um grande jogo de plataforma 3D de Sonic sem perder a qualidade e principalmente, a velocidade. Mas tudo acabou bem, o jogo se manteve ótimo no quesito "Gameplay", a taxa de frames por segundo não caiu, os controles respondiam bem, apesar de alguns poucos momentos a câmera atrapalhar.
Golpes estão de volta, como o Spin Dash, mas para melhorar a jogabilidade, o Homing Attack foi adicionado., O Homins Attack é um golpe usado quando se aperta o botão de pular duas vezes perto de um inimigo, fazendo uma especie de "ataque teleguiado" neles. Power Ups também foram adicionados, pegando os Power Ups, você pode adquirir novas habilidades, como pegar todos os anéis em uma reta, dentre outros.



Action Stages e Adventure Fields:

Uma das grandes e melhores novidades de Sonic Adventure, são os Adventure Fields, onde você pode caminhar tranquilamente, falar com pessoas, procurar emblemas, que servem para acionar alguns menus no jogo, dentre outras coisas, pegar novas habilidades e, é claro, escolher o Action Stage de onde você esteja querendo ir.
Os Action Stages, como o nome já diz, é a fase em que acontece a "ação", as fases de Sonic consistem em velocidade, a de Miles segue a mesma linha basicamente, a de Knuckles são fases de exploração, onde você deve pegar os pedaços da Master Emerald que foram quebrados, a missão da Amy é fugir do Zero, um robô do Dr. Eggman, para isso ela usará seu martelinho, as fases do E-102 são shooters, não deixe o tempo acabar, destrua tudo para ganhar tempo extra e as fases do Big, que consiste em pescar seu sapinho Froggy, que sempre escapa e Big tem que ir atrás. As fases do Big podem se tornar as mais chatas as vezes.

Action Stage

Adventure Field
Chao Garden:

Os Chaos são algum tipo de Tamagotchi, onde você deve criar eles, alimenta-los, etc. Cada Adventure Field esconde um Chao Garden, um em Station Square, outro em Mystic Ruins e um no Egg Carrier. Os Chaos nascem de ovos, cada Adventure Field contém 2 ovos, que podem ser chocados jogando-o na parede, e existem mais um ovo secreto em cada Adventure Field, que ao choca-do, dá vida a um Chao de cor diferente. Ao longo do jogo você poderá dar bixinhos que saem dos inimigos quando o destruímos, então você dá para o seu Chao, para que alguma parte do corpo dele se transforme... então, dependendo do crescimento e do desenvolvimento do seu Chao, ele poderá competir com outros Chaos! Dependendo do animalzinho que você deu para ele, a caracteristica fisica e os atributos serão melhorados, fazendo com que algumas corridas sejam mais faceis para seu Chao., ganhando uma corrida, você também ganhará uma medalha, ganhando campeonatos, você ganhará emblemas.

Os Chaos!(ArtWork)

Mini-Games:

Existem varios Mini-Games em Sonic Adventure, de cada Action Stage. Os Mini-Games existentes são:
Ice Cap:SnowBoard, prancha no Ice Cap.
Sand Hill:Com prancha também, só que em um deserto.
Sky Chase 1 e 2: Fase de tiro com o Tornado, avião de Sonic e Tails
Hedgehog Hammer: Você joga com a Amy e tem que acertar a marreta em Sonic(como aqueles joguinhos de acertar a aranha)
Twinkle Circuit: Nada mais, nada menos do que um jogo de corrida.


Chefes:

Em Sonic Adventure, 14 chefes terão de ser derrotados ao todo, sendo 6 com Sonic, 3 com Knucles, 3 com Tails, 1 com Big, 1 com Amy e 5 com E-102 Gamma. Os chefes são:

Chaos 0: Quem enfrenta é Sonic

Chaos 2: Quem enfrenta é Knuckles

Chaos 4: Quem enfrenta é Sonic, Tails e Knuckles

Chaos 6: Quem enfrenta é Sonic, Knuckles e Big.

Perfect Chaos: Jogue...

Egg Hornet: Quem enfrenta é Sonic e Tails.

Egg Viper: Quem enfrenta é Sonic.

Egg Walker: Quem enfrenta é Tails.

E-101 Beta,E-103 Delta,E-104 Epsilon,E-105 Zeta,E-101 MK II: Quem enfrenta é o E-102 Gamma.
Chefe Chaos na forma original (ArtWork)


F
inalizando:

Um jogo para passar horas jogando, porém, pode ser enjoativo jogar com Big e com Gamma.


Avaliação:

Gráficos: 8,0
Som: 8,5
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Média: 8,75
Nota: 9,0


Imagens: Power Sonic, Gamers Hell e Google.

Equipe Dreamcast Brasil!

Creative Commons License
Review: Sonic Adventure by Ítalo Guttemberg Tabosa de Andrade is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at dreamcast4ever.blogspot.com.


3 comentários:

Anônimo disse...

Ronaldo.

Zeeblog ADM disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Zeeblog ADM disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.