A história da Sega - Escrito pela IGN - Parte 4/10

Sega dá a volta por cima.

A batalha do Master System foi dura, e sua biblioteca de jogos era feita praticamente pela SEGA, tornado a R&D uma máquina de fazer jogos. Ele era resistente como pregos, e embora o Master System tivesse sido derrotado, a SEGA tinha apenas começado. A coisa maravilhosa sobre a indústria dos jogos é que nenhum império dura para sempre.

Embora a Nintendo obtivesse quase que a total dominancia sobre o mercado dos jogos, o seu negócio (e por causa da própria indústria), foi diminuindo até o final dos anos 80. Hoje nós sabemos que aquela foi a geração que impulsionou a indústria dos jogos, mas o próximo video-game da Nintendo estava longe de estar pronto. A hora havia chegado para a SEGA dar a volta por cima.

O momento para atacar era agora. A NEC lançou um sistema 16-bit em conjunto com a Hudson Soft em 1987 e começara a traçar o seu caminho no exterior, deixando SEGA com uma janela estreita antes que tenham que arriscar lutar um outra empresa. Para manter sua vantagem competitiva (e estadia em um calendário apertado), ela alavancou o maior trunfo que tinham: Os Arcades.



A SEGA tinha um hardware 16-bit a anos, e seus maiores sucessos estavam a bordo da placa(de arcade) System 16 que proporcionou jogos como Golden Axe e Altered Beast. Seu objetivo era construir um console baseado no System 16, mantendo a compatibilidade com versões anteriores com o seu sistema anterior (embora esta necessária uma placa especifica no final). Depois de pensar em quase 300 nomes , eles finalmente decidiram que o seu "arcade em casa" se chamaria "Mega Drive".

O lançamento japonês chegou imediatamente antes de Halloween em 1988. Era um avanço. Super Mario Bros. 3 tinha chegado apenas uma semana antes, e parecia que todos os jogadores do Japão estavam ocupado demais para explorar o Reino Cogumelo, e decidiram observar o novo video-game 16-bit da SEGA. O primeiro ano do console não foi um completo fracasso, mas as 400.000 unidades vendidas estavam longe de ser um êxito formidável. O próximo ano será diferente, ou pelomenos era isso que eles acreditavam.

" Hyakumandai! " Foi aquilo que Hayao Nakayama gritou para os seus executivos. "Um milhão de unidades! "Eles tinham estabelecido a sua meta e repetido isso todos os dias. Chegou seu novo sistema os Estados Unidos, no Verão de 1989, um nome cristão denominado Genesis, e o oculto pack do Altered Beast. Era tempo da SEGA of América voltar ao jogo, e eles precisavam de um novo líder para orientá-los.

Michael Katz era uma pessoa que não estava para brincadeiras, que havia sofrido mais do que suficiente altos e baixos nos negocios dos video-games. Ele trabalhou durante o Intellivision da Mattel, e durante o seu console da Coleco. Quando ele encontrou o primeiro console da SEGA, ele ainda estava trabalhando na Atari. Após ter fechado sua filial americana por um momento depois da venda do Master System para a Tonka, a SEGA estava procurando um parceiro americano e esperava que a Atari pode se interessar em ficar no negócio dos 16-bits. Katz estava interessado, mas Jack Tramiel foi famosamente cínico sobre o mercado de consoles e não queria nenhuma parte dele. A SEGA lançou o console por sim mesma, mas ela apenas tinha encontrado a pessoa para encabeçar os seus esforços.

Katz foi nomeado o chefe da SEGA of America um mês depois do lançamento do Genesis, e teve a iniciativa de vender um milhão de unidades no ano seguinte . Como um realista, ele não sabia ou ou tinha cuidado para saber se isso poderia ser conseguido. O seu único interesse era o de fazer o melhor trabalho que ele poderia. Na época, os maiores problemas da SEGA foram publicidade, apoio de terceiros, e uma falta de jogos para a audiência ocidental. Katz elaborou um plano para lidar com todos os três.

A SEGA não conseguia grandes jogos das desenvolvedoras no seu console, uma vez que a Nintendo tinha a licença fechada a sete chaves. Para chegar ao patamar que eles precisavam, decidiram ter licenças das celebridaeds. Katz sentiu que jogos esportivos seria a chave para conquistar o público americano, especialmente com o cada vez maior de jogadores adultos e jovens. A primeira celebridade a assinar um acordo foi o quarterback do San Francisco 49ers, Joe Montana. O negócio do futebol pescou $1,7 milhões, e revelou vale cada centavo. Pouco depois, Tommy Lasorda e Evander Holyfield aderiram à SEGA, juntamente com o Rei do Pop, Michael Jackson.


Após seu a queda de seu primeiro jogo de futebol, eles precisavam de alguém que poderia fazer um bom jogo as pressas, então eles se voltaram para uma pequena desenvolvedora chamada Electronic Arts, localizada não muito longe da sede americana da SEGA. EA é praticamente a gigante que agora sabemos que é, e foram, mas na verdade, eles não tinham um bom capital. Eles precisavam do dinheiro e com sua jovem franquia John Madden Football já em desenvolvimento para o sistema, eles tiveram uma boa base de trabalho. Claro, EA botou um pouco mais de amor em sua própria bola de futebol sim, e Joe Montana Football vendeu mais tarde, mas SEGA dificilmente poderia se sentir mal por ter dois jogos de futebol bem sucedidos em seu video-game. "Eu não lamento [EA desenvolvendo Joe Montana para a SEGA] a tudo", as observações do CEO da SEGA of America, Tom Kalinske, "mas eu amo o [ex-CEO da EA] Larry Probst e [Fundador da EA] Trip Hawkins, dizendo 'Se não tinha sido para mim e para a SEGA, vocês todos estariam fora do negócio. "


A SEGA precisava de um "Matador-de-Mario"; Uma franquia que fosse apreciada mundialmente. Uma equipe internacional criativa trabalhou para desenvolver seu novo mascote, enquanto que a equipe japonesa fez o jogo em si. Depois de experimentar com inúmeras idéias vão desde um cachorro, para um lobo, um homem gordo com cabelos "spike" num macacão, elas finalmente escolheram um ouriço super veloz com caracteristicas "anos 90". "Tude. Michael Katz odiou a idéia. Ele pensou que um garoto americano não iria responder a um animal que a maioria deles não estavam familiarizados. Ver para crer, no entanto, houve poucos que não estavam convencidos era certo o primeiro a Sonic the Hedgehog.

Por ultimo, a SEGA precisava pensar novamente na sua estratégia de publicidade. Seu primeiro slogan foi "We bring the arcade experience home"("Nós trazemos a experiencia do Arcade para casa). Mas isso era limitado a uma pequena audiência, que acabavam passando para o lado da Nintendo. Eles sabiam que tinham o produto superior, e que precisavam de fazer algum barulho sobre isso. Katz sempre foi um fã de publicidade competitiva, e com uma potência de 16-bits enfrentaria um verdadeiro antiquário, os seus pedidos foram justos. Eles lançaram uma campanha publicitária multimédia orgulhosamente proclamando "Genesis does, what Nintendon't"(Genesis faz, o quê o nintendonão)

O objetivo de vender um milhão de unidades, de Hayao Nakayama ficou apenas na fantasia.
A SEGA of América era uma pequena empresa com cerca de 50 pessoas quando ele entrou, e muito do seu mandato foi gasto lançando as bases para o posterior sucesso da plataforma. Não importa. O Genesis tinha apenas 500.000 unidades vendidas, e Katz foi tomado a queda. Nakayama e Dave Rosen começaram à procurar um substituto.


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