SHENMUE – Chapter I: Yokosuka

PARTE RPG, PARTE HISTÓRIA DIGITAL, PARTE SIMULADOR.

SHENMUE CUMPRE O PROMETIDO, E UM POUCO MAIS.


Antes de jogar o primeiro capitulo de Shenmue, você deve se perguntar uma coisa: O que constitui o game? É um sistema de controle ajustado e um mundo criativo? É um sistema de batalha contendo upgrades de armas e experiência? Que tal um sistema de combate mano a mano contendo reversals e incríveis combos multi-hit?
Qualquer um que tenha crescido no mundo dos games excl
usivamente através de títulos da Nintendo, Square e Capcom vão jogar o controle com desgosto, dizendo que o game não passa de apenas um titulo chamativo com pouca interatividade. Contudo, se você for um pouco diferente disso, se você é o tipo de jogador que se interessa por games mais interativos, com simulação social (caso do game Policenauts do por exemplo), a situação muda drasticamente, pois essa ambiciosa produção da AM2 cai justamente nesta categoria de games.



História:

Dia 29 de novembro de 1986. Durante a tarde de um gélido dia de inverno, Ryo volta para casa, mas nota um estranho carro preto parado próximo ao portão principal. Ao entrar, vê Ine-San caída e corre para socorrê-la. Logo depois Ryo segue em direção ao Dojo para averiguar o que está acontecendo.
De repente, Masayuki é arremessado violentamente pela porta central. Preocupado, Ryo tenta ajuda-lo, mas seu amigo não responde. Ao entrar no Dojo, vê um estranho homem com as vestes de um dragão chamado Lan Di prestes a entrar em combate com Iwao (pai de Ryo). Mesmo sendo um grande mestre, Iwao é facilmente derrotado. Ryo corre em seu soco
rro, mas é golpeado violentamente. Lan Di procura o ‘Espelho do Dragão’ e para consegui-lo levanta Ryo pelo pescoço a fim de matá-lo perante seu pai. Quase sem forças para lutar, Iwao revela que o tão cobiçado artefato está escondido debaixo da árvore do lado de fora da casa.
Ao conseguir o que deseja, Lan Di acaba com a vida de Iwao com um golpe fulminante. Ryo tenta socorre-lo e entra em desespero ao ver seu pai morrer em seus braços. Agora Ryo sairá em busca do assassino de seu pai.

O que você precisa saber

O que você precisa saber sobre Shenmue é que, já que a história e personagens são tão importantes para ele, essas são as coisas que vêm no mesmo nível da jogabilidade. Na verdade, não há sistema de jogo inventado em qualquer lugar do game, ele é um role playing game no mais puro sentido da palavra, com você assumindo o controle de Ryo Hazuki enquanto ele tenta entender o significado da morte de seu pai há três dias. Coloque-se no lugar de Ryo por um segundo. Você viu o seu pai morrer nas mãos de um homem chinês vestido de verde. O chinês e os seus dois capangas de preto partiram em um carro escuro, seguindo na direção da área residencial de Yokosuka.

Então o que você faria em tal situação? Você provavelmente sairia procurando por um carro preto, perguntando para as pessoas se elas viram algo. E no game, é exatamente assim que começa a aventura do nosso protagonista. Você controla Ryo, seguindo as pistas nas áreas residenciais e comerciais de Yokosuka, perguntando às pessoas sobre o que elas viram no dia da morte de seu pai. Por exemplo: uma pessoa diz que alguém pode ter visto algo, então você vai até aquela pessoa. Esta pessoa te sugere que você faça algo, então você segue isso. É assim que o fluxo começa em Shenmue, com você explorando e ficando acostumado com as redondezas.

Eventualmente, sua busca o levará a lugares distintos, como o porto de New Yokosuka e de volta, com você vivenciando situações extremas, mas esta forma de jogo de exploração e de seguir pistas é o que rege e mantém tudo relacionado, funcionando perfeitamente. Podemos chamar isso de um sistema de jogo, porém ele não é inventado, ele é totalmente realístico e você poderia facilmente se imaginar realizando as mesmas ações de Ryo em sua totalidade (claro, excluindo a parte de combates se você não possuir aptidão para lutas). O que mantém as coisas interessantes é exatamente o que mantém as coisas interessantes quando você está assistindo a um filme: o enredo vai ficando cada vez mais claro e intrincado enquanto você vai descobrindo novos detalhes, apesar de ele nunca chegar a um clímax por este ser o primeiro capitulo de uma série teoricamente longa, você não consegue parar de jogar; você se verá tendo que deixar forçadamente o seu Dreamcast, geralmente quando o sol estiver surgindo no alvorecer da manhã.

Esta forma geral de jogar já foi vista de várias formas, não só de maneira mais intrigante, mas também com histórias mais intrigantes. Mas o grande diferencial é a forma em que tudo é apresentado a você. O time da AM2, antes de tudo, criou um mundo virtual muito falado para o jogo, onde as pessoas seguem rotinas diárias pela cidade, o tempo passado no curso do dia e clima aparentemente aleatório afeta o meio ambiente. Seu personagem levanta todas as manhãs às 8:30 e só fica na rua até no máximo 11:00 da noite (na verdade você pode ficar até 11:30 da noite, caso faça isso, Ine-San, a empregada da casa Hazuki, vai reclamar quando você chegar). Enquanto você sai em suas jornadas, você verá o dia gradualmente progredindo para o entardecer e posteriormente para o anoitecer, o efeito é realizado pela mudança de luz no ambiente. O tempo é acelerado, com alguns poucos minutos do mundo real correspondendo à uma hora do jogo, a qual você pode acompanhar no relógio no canto da tela.


Clique na imagem abaixo para amplia-la.

Um dos efeitos mais notáveis de Shenmue.


O incrível mundo de Shenmue

Então este mundo dinâmico adiciona algo à jogabilidade? A resposta é um ressoante sim. As lojas não abrem até certas horas, enquanto algumas fecham até as 5:00 da tarde. Se você precisa de acesso ao interior de uma determinada loja, para encontrar-se com um determinado personagem ou obter algum item, você terá que se moldar ao mundo do jogo, ao invés de usar outras maneiras frequentemente utilizadas por ai. Se você quer encontrar certos personagens, você também deverá estar no lugar certo e na hora certa. Um exemplo deste tipo é um casal de marido e mulher que possuem uma loja de flores. A observação faz você notar que o marido fica na loja desde o inicio da manhã até o meio dia e então a esposa toma o seu lugar. Também ocorre da esposa possuir uma peça vital de informação que ajudará você a avançar, você deverá falar com ela, e apenas ela, para tomar um caminho particular neste ponto especifico do game, caso você não tenha essa paciência para esperar por ela, você deverá encontrar um outro caminho pra prosseguir no game.


O que se faz para passar o tempo

Em uma tentativa de criar este mundo virtual e alcançar o máximo de realidade, a AM2 levou as coisas um pouco longe demais. Em algum ponto da produção, alguém se esqueceu de incluir um recurso absolutamente essencial de passar o tempo que permite a você selecionar uma opção para deixar seu personagem pular algumas horas no mundo do jogo. Isso pode não parecer necessário em uma primeira jogada pelo game, pois a maioria prefere ficar gastando tempo no Arcade, porém, em uma segunda jogatina pode revelar esta necessidade; deste modo, a espera parece mais uma tarefa do que qualquer coisa, já que você constantemente se encontrará deixando o controle parado enquanto vai fazer alguma coisa para que o tempo passe. Mas deve-se levar em consideração a posição da AM2 em tudo isso, pois, de certa maneira, eles fizeram este jogo de uma forma tão brilhante que você irá gastar o seu tempo admirando os lugares, tudo nele impressiona, desde coisas pequenas como fitas cassetes até coisas realmente incríveis, como na loja Ásia Travel, onde a penteadeira de uma garota realmente reflete o ambiente ao redor com o espelho, sem falar das velas do porão da casa de Ryo que iluminam acrescentando muito ao ambiente e derretem com o tempo.

Ryo Hazuki

Os melhores gráficos já vistos no Dreamcast:

Os gráficos são deste game são simplesmente inacreditáveis, simplesmente os mais bem feitos e detalhados do Dreamcast. Comparar Shenmue outros jogos do console é uma verdadeira covardia. Tudo teve que ser minuciosamente estudado para a criação das pessoas ou cenários, um trabalho genial, é impossível não se encantar. Se os gráficos são incríveis, imagine-os sem qualquer tipo de construção nos cenários.
Os efeitos de luz são tão naturais que muitas vezes nem são notados. O sombreamento é o mais perfeito e natural dentre os jogos do Dreamcast e da sua geração. Para se ter uma idéia, a sombra acompanha perfeitamente cada ondulação existente no cená

rio, se multiplica com vários pontos de luz ou se deforma em superfícies de textura irregular.
A ambientação é inacreditável. Praticamente não existem casas iguais em todo o jogo. Todas as salas são decoradas com muitos detalhes e completamente diferentes umas das outras. Existe um cuidado enorme com as texturas desde a primeira cena: madeira, pedra, água, ferro, areia, espelhos, grama, enfim, tudo é meticulosamente colocado em seu devido lugar. As cidades apresentam detalhes nunca antes vistos, sendo possível observar até mesmo os geradores e os fios dos postes.



Som

O som de Shenmue é sem igual, cada ambiente possui um som ou música característica, isso poderá ser notado facilmente em qualquer sala que você entre. Em alguns momentos, mais de 5 tipos de músicas ou sons se misturam ao mesmo tempo. A dublagem do game tanto na versão japonesa quanto na versão americana merecem destaque, pois todas as dublagens são feitas com um extremo cuidado, engrandecendo ainda mais esta obra prima.
Em muitos jogos um estilo próprio de música é utilizado, variando pouco ou mudando bruscamente, mas aqui você poderá contar com quase todos os estilos existentes, podendo ser Rock, Jazz, Blues, Rap, Techno, Pop, Clássicas ou até mesmo as maravilhosas canções orquestradas.
Os efeitos sonoros impressionam com a altíssima qualidade. Se você possui um Home Theater poderá presenciar uma das melhores produções sonoras de todos os tempos, no melhor estilo cinema. Cada pequeno objeto tem um som característico, seja ele o gás saindo de uma latinha de refrigerante, latidos de cachorros, barulho de máquinas no porto, cigarras cantando durante a manhã ou ao entardecer, o som da chuva, das pessoas andando, gaivotas sobrevoando o porto, o som do movimento do mar e qualquer outra coisa que você possa imaginar.


Jogabilidade
A jogabilidade às vezes é um pouco dura, porém, mas não prejudica em nada o jogador. Os comandos são precisos e respondem automaticamente. O personagem é controlado pelo direcional convencional, enquanto o analógico controla a visão da câmera. Shenmue é um prato cheio para quem é curioso e adora “mexer” em tudo o que vê. O jogo apresenta pouca ação no inicio, mas conforme você vai avançando, estas partes de ação vão se tornando mais e mais constantes, próximo ao final do jogo você será envolvido em um turbilhão de acontecimentos, participando de inúmeros QTE’s (Quick Time Events) e Free Battle’s, inclusive um com 70 oponentes.
Outro destaque do game é o seu maior passatempo, no caso, os Arcades, no qual você poderá desfrutar de máquinas “avançadas” como Hang On, Space Harrier, dardos, caças níqueis, Excite QTE 2, ou uma máquina de luta muito legal denominada QTE Title. Também terá uma “velocíssima" corrida de empilhadeiras todas as manhãs quando iniciar sua rotina de trabalho no porto de Yokosuka


Curiosidade:

Você sabia que Shenmue precisou de 70 milhões de dólares para virar realidade? até algum tempo atrás ele estava como o jogo mais caro para ser produzido, recentemente GTA IV tomou este posto,GTA IV custou 100 milhões de dólares para sair do papel.



Arcade, onde as pessoas disperdiçam tempo... e dinheiro.


Outra maquina de gastar dinheiro...

Finalizando

Nem tudo foi mencionado neste review, mas certamente você deve ter pego a idéia geral. Através de mini-jogos e toda a parte de aventura, Shenmue é uma experiência que coloca você no total controle de Ryo. A parte das conversações interativas, eu honestamente não poderia pedir por nada mais.

Na verdade, esqueça isso. Eu poderia pedir por mais alguma coisa...muito mais. Este primeiro capitulo de Shenmue como O império contra-ataca, com uma resolução moderada, mas um problema maior ainda iminente. Depois de jogar Shenmue – Chapter I: Yokosuka, você vai querer o próximo capitulo da saga mais do que qualquer outro game. Vai querer saber o que acontece em seguida, e vai querer experimentar a mesma mistura de exploração, conversação e aventura encontrada neste game.

Não há duvidas, este game faz jus ao apelido dado a ele,“A OBRA MÁXIMA DE YU SUZUKI”.



Avaliação:

Gráficos: 10,0
Som: 10,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Média: 9,5

Review feita por: Alexandre Opuchkevich Junior
(Quem acertar a pronuncia, o Alexandre dará um doce)
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=11434891808036015036
Imagens: Gamer's Hell e Shenmue Dojo

Adaptação: Equipe Dreamcast Brasil.

Creative Commons License
Review: Shenmue I Chapter I:Yokosuka by Alexandre Opuchkevich Junior is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at dreamcast4ever.blogspot.com.


5 comentários:

EmanuHell disse...

Caraca, review fito com muito capricho heim...to ate impressionado

EmanuHell disse...

Deu ate vontade jogar novamente...

Anônimo disse...

Muito bom o review parabens

Alexandre disse...

HEHEHE...fico feliz de todos terem gostado do meu review!

Renan Maia disse...

Caramba cara, achei o review perdido no google e li inteirinho... Que vontade de jogar esse game denovo! Espero que seja relançado pra Live Arcade, pelo menos o 2!